Cruzeiro e ABC iniciam, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, a disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Será o encontro do líder isolado da Série A com o 13º colocado da Série B. Pode ser uma oportunidade de o atual campeão brasileiro, o Cruzeiro, golear dentro de casa e encaminhar a classificação. Mas, como se trata de Copa do Brasil, é uma chance para o ABC, que eliminou o Vasco na fase anterior, se tornar a mais nova zebra, algo tão tradicional neste torneio, que já teve pequenos como Criciúma, Paulista, Santo André e Juventude como campeões. A Raposa quer mostrar que tem elenco para brigar pelos dois títulos nacionais; o time potiguar que tem mais força do que a mostrada até aqui na Série B.
O Cruzeiro chega para o jogo desta quarta com um problema sério: o desgaste físico. Por isso, deve poupar vários atletas. Assim, espera provar novamente a qualidade do elenco, algo que já foi mostrado na fase anterior da Copa do Brasil, quando eliminou com tranquilidade o Santa Rita-AL, usando vários jogadores considerados reservas.
O ABC sabe que o favoritismo é todo do Cruzeiro, mas espera ser a surpresa da Copa do Brasil. Encarar a melhor equipe do Brasileirão não intimida os jogadores alvinegros. Empolgado em fazer história, o técnico Moacir Júnior, ex-América-MG, conhece bem o adversário e estuda a melhor forma de parar a Raposa. O problema é a ausência de jogadores importantes como o volante Somália, o meia Rogerinho e o atacante Dênis Marques.
A arbitragem da partida fica a cargo do capixaba Pablo dos Santos Alves. Ele será auxiliado pelo paranaense Bruno Boschilia e pelo sergipano Cleriston Clay Barreto Rios. O GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes da partida, em Tempo Real, a partir das 19h.
Cruzeiro: O técnico Marcelo Oliveira fechou o treino e faz mistério sobre a escalação celeste. Muito provavelmente, vai poupar jogadores. Dois nomes quase certos são Éverton Ribeiro e Marcelo Moreno; no mais, há possibilidades. A Raposa deve ter Fábio; Ceará, Manoel, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Dagoberto, Ricardo Goulart e Willian; Borges.
ABC-RN: Mesmo com desfalques, Moacir Júnior deve manter o ABC com três volantes, em esquema mais precavido. O Alvinegro deve jogar com Gilvan, Madson, Suéliton, Marlon e Luciano Amaral; Fábio Bahia, Liel, Daniel Amora e Xuxa; João Paulo e Rodrigo Silva.
Cruzeiro: Júlio Baptista, Samudio, Tinga, Neilton e Eurico estão no departamento médico. Marquinhos não pode jogar, pois já defendeu o Vitória no torneio.
ABC-RN: O meia Rogerinho cumpre suspensão por ter sido expulso no segundo jogo contra o Vasco, nas oitavas de final. Somália e Dênis Marques estão entregues ao departamento médico. Os volantes Michel e Marcel ficam fora por terem jogado a competição por outro clube.