30/9/2014 18:18
Preparador físico mostra confiança no trabalho da comissão técnica azul
Foto: Washington Alves/LightPress
Da Toca II
Maikyson Coelho
A rotina dos atletas estrelados não tem sido fácil neste mês de setembro. O Maior de Minas disputou sete partidas em 20 dias, com a média aproximada de um um jogo a três dias. Essa maratona de jogos no segundo semestre se deu à realização da Copa do Mundo, que paralisou as atividades do futebol brasileiro por mais de um mês. Ciente disso, um dos preparadores físicos do Cruzeiro, Juvenilson de Souza, falou sobre o trabalho que ele, juntamente com a comissão técnica celeste, vêm fazendo com os jogadores da Raposa.
"Se vocês observarem o nosso trabalho depois da copa é mais de recuperar atletas do que de treiná-los. Precisamos trabalhar no regenerativo, a fisiologia atua junto conosco. Às vezes o tempo de recuperação é desumano, não dá pra recuperar, por isso pede-se para que o atleta seja poupado. Se ele entrar em campo em sub-recuperação, o rendimento não pode ser o esperado e a chance de acontecer uma lesão é maior", explicou Juvenilson.
"Desde quando começou o Brasileirão por pontos corridos, se tem oito ou nove jogos em setembro, é um mês que tem cinco semanas .Considerando o ciclo de treinamentos, é muito desgastante, há um número maior de lesões em função deste desgaste. A gente sabia disso e o Cruzeiro teve poucas baixas. Se observar todas as equipes, creio que temos, neste momento, usado muito a fisiologia pra tomar as decisões e poder utilizá-las na partida, a fim de ajudar no rendimento dos nossos atletas", complementou.
Apesar de toda essa maratona de confrontos, o preparador garante que o elenco azul está preparado para continuar mantendo um bom nível de atuação e buscar mais dois títulos este ano, o da Copa do Brasil e o do Campeonato Brasileiro. No entanto, Juvenilson pede que haja um bom senso na elaboração dos calendários das competições, a fim de que se possa evitar esse acúmulo de jogos. Feito isto, os clubes teriam um tempo maior para trabalhar na recuperação dos jogadores, contribuindo para que se tenha um melhor desempenho destes profissionais em campo.
"O torcedor cruzeirense pode ter certeza que equipe terá condição de suportar isso. Estamos confiantes na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, também sabemos que teremos mais oito semanas com jogos quarta e domingo. Queremos que todos joguem, mas em algum momento teremos que fazer rodízio com o intuito de ter jogadores em melhor condição e com menos probabilidade de lesões. E quanto ao calendário, o que a gente pede é que o acúmulo de jogos não aconteça, porque os atletas precisam ter um tempo maior de recuperação para que possam estar em condições de disputarem todas as partidas", concluiu Juvenilson.
1401 visitas - Fonte: Site Oficial