Com dois gols de falta, Cruzeiro foi eliminado pelo Paulista nas semifinais de 2005 no Mineirão
Maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro tenta evitar ser surpreendido pelo ABC para chegar à semifinal da competição pela sétima vez. Nas seis oportunidades em que figurou na penúltima fase do torneio, o clube celeste foi eliminado apenas em uma edição.
Foi justamente na última vez em que o Cruzeiro chegou à semifinal que ocorreu a única eliminação nessa fase. Em 2005, o time celeste parou no Paulista, que acabou campeão em decisão contra o Fluminense.
No confronto com a equipe de Jundiaí, o Cruzeiro foi derrotado fora de casa por 3 a 1. A equipe se recuperava diante de sua torcida com goleada por 3 a 0, mas sofreu dois gols de falta e acabou eliminada no Mineirão.
Desde então, o clube celeste não chegou novamente às semifinais.
Em 2006, o Cruzeiro foi eliminado nas quartas de final pelo Fluminense. No ano seguinte, a Raposa parou em surpreendente queda diante do Brasiliense nas oitavas de final.
Já entre 2008 e 2011, o Cruzeiro não participou da Copa do Brasil, pois estava na Copa Libertadores e o calendário não permitia que uma equipe disputasse as duas competições no mesmo ano. O retorno à competição nacional aconteceu em 2012, quando a equipe celeste foi eliminada pelo Atlético-PR nas oitavas de final. No ano passado, o time comandado por Marcelo Oliveira caiu diante do Flamengo, com derrota por 1 a 0 no Maracanã, após triunfo por 2 a 1 no Mineirão.
Com o Mineirão lotado, Cruzeiro passou pelo Flamengo na semifinal de 1996 com um empate sem gols
Histórico positivo
Antes de ser eliminado pelo Paulista, o Cruzeiro acumulava 100% de aproveitamento nas semifinais da Copa do Brasil. Em 1993, o time celeste passou pelo Vasco e conquistou seu primeiro título ao derrotar o Grêmio na final. Três anos depois, a Raposa eliminou o Flamengo com dois empates na semifinal e chegou ao bicampeonato superando o Palmeiras.
Em 1998, o Cruzeiro reencontrou o Palmeiras na decisão depois de ter eliminado o Vasco na semifinal. Na revanche, o clube paulista levou a melhor na final. O terceiro título veio dois anos depois com triunfo sobre o São Paulo. Na fase anterior, o time celeste superou o Santos.
Na Tríplice Coroa, em 2003, o clube celeste foi tetracampeão da Copa do Brasil com vitória nos confrontos contra Goiás, na semifinal, e Flamengo, na decisão.
Em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil, o Cruzeiro inicia o confronto das quartas de final diante do ABC nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão. O jogo decisivo na Arena das Dunas, em Natal, será disputado no dia 15 de outubro.