25/9/2014 14:06
Por precaução jurídica, Breno Lopes é retirado de súmula diante do Coritiba
Cruzeiro faz consulta à Confederação Brasileira de Futebol se poderá utiliza lateral vindo do Paraná, que defendeu o clube do Sul por 20 oportunidades na Série B
Breno já treinou com o grupo celeste e segue com a delegação para a partida contra o Sport (Foto: Tarcísio Badaró )
O Cruzeiro pode ter evitado uma dor de cabeça jurídica nessa quarta-feira. Por causa de uma indisposição, mas também devido a um receio do clube celeste, o lateral-esquerdo Breno Lopes foi retirado do banco de reservas minutos antes da partida contra o Coritiba, nessa quarta-feira, quando a Raposa venceu por 2 a 1.
A diretoria celeste tinha dúvida se poderia ter utilizado o atleta, por ele ter participado de mais de seis jogos pelo Paraná na Série B do Brasileiro, o que seria um empecilho para a transferência e utilização do jogador por outro clube que disputa uma das divisões nacionais. Mas, por não haver um entendimento sobre o caso e para evitar uma possível perda de pontos, o o Cruzeiro não relacionou o jogador e consultou formalmente a CBF, mas até a hora da partida não obteve uma resposta.
Dessa forma, para evitar um problema jurídico, Breno Lopes foi excluído da relação. O jogador, segundo o Cruzeiro, também já sentia uma indisposição. Dessa forma, o árbitro da partida, Vinícius Furlan, foi comunicado da retirada do nome do jogador da lista do time celeste pouco antes de a bola rolar. A informação foi confirmada pelo gerente de futebol do clube, Valdir Barbosa.
- Houve uma consulta formal à CBF e uma resposta não veio até ontem à noite de maneira oficial. Estamos tranquilos que ele pode jogar e está em condição para jogar. Mas, como o Regulamento Específico da Competição e o Regulamento Geral de Competições, não são muitos claros, o Cruzeiro achou por bem retirar o jogador para se resguardar e esperar, por intermédio de um oficio, que vai ser dado, uma resposta da CBF. Porém, ela não chegou a tempo – disse o dirigente em contato com a reportagem.
Apesar do receio, o Cruzeiro considera que está protegido juridicamente. Mas, por causa da “onda” de processos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre escalação irregular de atletas, como a que ocorreu com o América-MG, o clube preferiu se resguardar e consultar a CBF, antes de utilizar o lateral, contratado para disputar posição com o lateral Egídio.
O artigo 9 do Regulamento Específico da Competição diz que “um atleta poderá ser transferido de um clube para outro durante o Campeonato Brasileiro da Série A, desde que tenha atuado em um número máximo de seis partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez”.
Antes de se transferir para o Cruzeiro, Breno Lopes atuou por 20 vezes pelo Paraná pela Série B do Brasileiro, o que poderia ser um empecilho para que o atleta atuasse com a camisa do Cruzeiro.
Entretanto, o Regulamento Específico da Competição (REC) e o Regulamento Geral das Competições (RGC) não são claros sobre esta situação.
Garantido
Contratatado para disputar posição com Egídio, Breno Lopes viaja para o Recife, onde o Cruzeiro encara o Sport, no próximo sábado. Quem também segue com a delegação é o atacante Neilton. O técnico Marcelo Oliveira confirmou o retorno também do lateral Mayke e do volante Lucas Silva. Manoel deve continuar como titular da equipe.
2010 visitas - Fonte: Globo Esporte