22/9/2014 12:47
Mesmo com tropeços, matemáticos apontam ainda larga vantagem celeste
Gordura de pontos acumulada ainda não foi queimada pelo líder do Brasileirão, que tem contado com a ajuda dos concorrentes para continuar tranquilo na ponta
Lucas Silva destaca que time não pode abaixar a cabeça, mesmo com derrotas (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)
O Cruzeiro lidera o Campeonato Brasileiro desde a sexta rodada. Ao término da 23ª, tem 49 pontos, com um aproveitamento de 71%. Nas últimas cinco rodadas, entretanto, o percentual de pontos conquistados caiu para 46,67%, já que ganhou dois jogos, empatou um e perdeu outros dois - o último o clássico para o Atlético-MG a Raposa continua com uma folga de sete pontos sobre o vice-líder São Paulo. A gordura acumulada na excelente campanha do primeiro turno ainda não foi queimada, já que o Tricolor foi derrotado nas duas últimas partidas e perdeu a chance de colar no líder, após ter vencido o confronto direto, por 2 a 0, semana passada, no Morumbi.
O fato é que, a cada rodada desperdiçada pelos concorrentes, o Cruzeiro vai aumentando as chances de ser campeão. Ainda faltam 15 jogos para o fim do Brasileirão. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a Raposa tem 70,6% de chances de ser campeão, contra 10,1% do São Paulo, 9,5% do Internacional e 4,2% do Corinthians.
Os sites Infobola e Chance de Gol também vão na mesma linha. O primeiro aponta a equipe do técnico Marcelo Oliveira com 72% de chances de ser campeão, contra 11% do São Paulo. Internacional (9%), Corinthians (3%), Grêmio e Atlético-MG (2% cada), além do Fluminense com 1% de chance vêm logo em seguida.
O segundo é o que aponta o Cruzeiro como grande favorita. A Raposa tem 95% de probabilidade de ser campeão, contra apenas 2,1% do vice-líder São Paulo. O Internacional tem 1,6%, segundo os matemáticos. Os demais times, que estão perto dos líderes, tem menos de 1% de chance.
Nada de lamentos
O volante Lucas Silva acredita que o revés no clássico não terá importância na sequência do Campeonato Brasileiro.
- A derrota de hoje (domingo) não muda nada. O São Paulo perdeu e continuamos o trabalho sério aqui no Cruzeiro.
Egídio tem opinião semelhante e ressalta que o Cruzeiro permanece folga na ponta da competição.
- É ruim perder um clássico, mas tenho certeza que nosso grupo não vai se abater. O Cruzeiro continua líder.
O Cruzeiro agora sai para duas partidas fora de casa, contra Coritiba, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Couto Pereira, e diante do Sport, sábado. O São Paulo terá mais duas chances para tentar encostar na Raposa, já que vai receber Flamengo e Fluminense, no Morumbi.
Confira baixo os próximos cinco jogos dos principais concorrentes ao título brasileiro:
Cruzeiro
(F) Coritiba
(F) Sport
(C) Internacional
(C) Corinthians
(F) Flamengo
São Paulo
(C) Flamengo
(C) Fluminense
(F) Grêmio
(C) Atlético-PR
(F) Atlético-MG
Internacional
(C) Criciúma
(C) Coritiba
(F) Cruzeiro
(F) Chapecoense
(C) Fluminense
Corinthians
(F) Figueirense
(F) Atlético-PR
(C) Sport
(F) Cruzeiro
(F) Botafogo
1854 visitas - Fonte: Globo Esporte