logo

9/9/2014 11:21

Voo de Cruzeiro

Seguindo o exemplo do ano passado, quando faturou o Brasileiro, Raposa cumpre ótima campanha no turno do Nacional deste ano e tem projeção de faturar o título ainda mais cedo

Voo de Cruzeiro
Time do técnico Marcelo Oliveira teve um aproveitamento de 75% na primeira metade do campeonato

O Cruzeiro aprendeu o caminho para ser campeão – e o está seguindo à risca. Melhor equipe do primeiro turno e líder isolado desde a sexta rodada, o time celeste é uma cópia aprimorada do grupo que conquistou o tricampeonato brasileiro na última temporada. Pelo menos é o que dizem os números: com o empate com o Fluminense por 3 a 3, domingo, no Maracanã, a equipe do técnico Marcelo Oliveira chegou aos 43 pontos, três a mais que no turno do ano passado e igualando o recorde de pontos, que pertence ao Atlético, em 2012.

Se mantiver o aproveitamento de 75% dos pontos, o Cruzeiro pode ser o campeão mais antecipado da era dos pontos corridos: na 32ª rodada, contra o Botafogo, em 2 de novembro, no Mineirão. Na projeção hipotética, o time celeste faria 30 pontos em 39 disputados, chegando a 73 – dois a mais que a pontuação necessária para o título do ano passado. Em 2013, a equipe foi campeã no intervalo do triunfo sobre o Vitória por 3 a 1, pela 34ª rodada, quando ainda estava com 71 pontos (foi a 74, abrindo 16 sobre o Atlético-PR, segundo colocado à época, que, mais cedo, perdera para o Criciúma por 2 a 1).

Segundo os três principais sites de estatísticas de futebol do país, o Cruzeiro está com uma mão na taça. O Chance de Gol calcula que os mineiros têm 98,1% de possibilidade de ser campeões. Outros dois são mais contidos: o Infobola registra 81,5% e o departamento de matemática da UFMG fala em 71,5%. Além dos 73 pontos, o time celeste tem folgada vantagem de sete pontos – a mesma que o São Paulo tinha sobre o Botafogo no título de 2007.

A dificuldade da tabela de jogos também reforça a importância das 10 próximas rodadas para o Cruzeiro: neste período, a equipe encara os principais rivais da briga pelo título: São Paulo (domingo, 21ª rodada, fora), Internacional (5/10, 26ª, em casa) e Corinthians (8/10, 27ª, em casa), além do clássico contra o Atlético (21/9, 23ª, no Mineirão).

PROJEÇÃO Desde que o Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos com 20 clubes, em 2006, apenas em três oportunidades o campeão do turno não levou o troféu no fim do ano: em 2008, o Grêmio fez 41 pontos nas 19 primeiras rodas e viu o São Paulo sagrar-se tricampeão; no ano seguinte, outro gaúcho, o Internacional e foi campeão do turno, mas o Flamengo ficou com o título. Em 2012, o Atlético fez turno primoroso, mas o Fluminense acabou levando a melhor.

A campanha nesta edição é muito parecida com a do ano passado. O Cruzeiro tem uma vitória a mais (13 a 12) e, consequentemente, um revés a menos (apenas dois). O ataque balançou as redes 41 vezes, um a menos que em 2013, e a defesa foi vazada o mesmo número de vezes (18).

No ano passado, o time celeste assumiu a liderança definitiva apenas na 16ª rodada. Neste ano, a equipe ocupa o topo da tabela desde a sexta. O Cruzeiro fez 36 pontos no returno do ano passado, com 11 vitórias e três empates, sendo que dois empates (Ponte Preta e Flamengo) e duas derrotas (Bahia e Vasco) foram depois da conquista do título.

1746 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 16:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro