Da Toca I
Maikyson Coelho
A Toca da Raposa I foi palco de um duelo eletrizante na manhã deste domingo, quando Corinthians e Flamengo disputaram a final da Rui Barbosa BH CUP. Após empate em 1 a 1, no tempo regulamentar, os paulistas conquistaram o bicampeonato nos pênaltis, por 4 a 3, com duas defesas do goleiro Guilherme Gallis.
Sob chuva constante, o time paulista iniciou a partida pressionando o adversário e abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, com o atleta José Gabriel, que completou cruzamento feito da esquerda.
O tento de empate aconteceu aos 28 minutos, quando o artilheiro do certame, Matheus Marques, fez linda jogada individual e finalizou no ângulo direito do arqueiro paulista. Deste lance em diante, o duelo foi marcado pelo equilibrio entre as agremiações e poucas chances de gol.
Na decisão de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Guilherme Gallis, que defendeu duas cobranças e garantiu a conquista do segundo título seguido da competição para equipe do Pacaembú.
Personagens da 10ª Edição da Rui Barbosa BH CUP
Com o gol marcado na final, o jogador Matheus Marques, atacante do Flamengo, se tornou o goleador da competição, somando cinco bolas na rede. Apesar do revés, o atleta flameguista se diz contente pelo prêmio indivual e lembrou a campanha do seu Clube, que não perdeu nenhum jogo no campeonato.
"A gente fez uma excelente campanha, saímos invicto da competição, mas pênalti é sempre uma loteria. Mas, felizmente, consegui ser o artilheiro, é primeira vez que conquisto isso e isso é de extrema importância para mim, ainda mais na BH CUP, que é um campeonato excelente", disse.
Matheus Marques (à esquerda) recebe o prêmio de artilheiro da Rui Barbosa BH CUP
Outro personagem da grande decisão foi Ricardo Marques Ribeiro, que pertence ao quadro de árbitros da Fifa e, neste ano, teve a honra de ser eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro Série A, pela Confederação Brasileira de Futebol. Natural de Belo Horizonte, Ricardo fez sua quinta participação no torneio e afirmou que é motivo de muita satisfação poder voltar para o local onde iniciou sua carreira.
"Eu me sinto muito honrado com o convite, é a minha quinta edição de BH CUP, minha terceira final. É uma forma de eu voltar às minhas origens, de lembrar como eu comecei na arbitragem, pois aqui aprendi muito e tive o prazer ver jovens talentos que vão dispontar no futebol brasileiro e no exterior, não tenho dúvida disso. Quero parabenizar também o Cruzeiro, pela estrutura cedida e pela ótima organização da BH CUP.Participo com muita satisfação e, toda vez que for chamado, virei com maior prazer", declarou.
Ricardo Marques Ribeiro marca presença na Rui Barbosa BH CUP
Fabricio Keiske, camisa 10 do Corinthians, fez belas exibições durante a copa e obteve o prêmio de melhor atleta da 10 ª edição da Rui Barbosa BH CUP. O jogador dividiu o mérito de sua premiação com os demais companheiros de equipe e elogiou o nível técnico apresentado pelos times participantes do certame.
"A BH CUP é um campeonato muito bom, muito disputado e com equipes fortes. Se fui considerado o melhor jogador, é graças a esse grupo que correu por mim, assim como eu corro por eles, graças a isso pude conquistar esse prêmio e também o título", agradeceu.
Fabrício Keiske (à direita) foi eleito o melhor jogador da Rui Barbosa BH CUP
Confira a campanha do Corinthians:
1ª Fase:
Cruzeiro 4 x 1 Corinthians
Corinthians 1 x 0 América-MG
Desportivo Brasil 0 x 4 Corinthians
Corinthians 0 x 0 Flamengo
Quartas de final:
Cruzeiro Internacional 2 (4) x 2 (5) Corinthians
Semifinal:
Cruzeiro 0 x 1 Corinthians
Final:
Corinthians 1 (4) x 1 (3) Flamengo
Destaques da competição:
Artilheiro: Matheus Marques - Flamengo - 5 gols
Mellhor goleiro: Hugo de Souza - Flamengo
Melhor jogador: Fabrício Keiske - Corinthians
Técnico do Corinthians, Márcio Zinardi, é erguido pelos seus atltetas
Corinthians 1 (4) x 1 (3) Flamengo
Motivo: Final da Rui Barbosa BH Cup
Data: 14/12/2014 (domingo)
Local: campo 1 da Toca da Raposa I, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA) e Celso Luiz da Silva (CBF)
Gols: José Gabriel (Corinthians); Matheus Marques (Flamengo)
Cartões amarelos: Júlio César e Matheus Soares(Flamengo)
Corinthians:
Guilherme Gallis; Lucas Gabriel , Maicon, Caio (Leonardo) e Carlos Augusto; Felipe, Antônio Guilherme, Rafael Bilu e Fabrício Keiske ; José Gabriel (Ronald) e Eldder (Diego de Jesus).
Técnico: Márcio Zanardi
Flamengo:
Hugo de Souza, Júlio Cesar, Matheus, Márcio Eduardo e Wallyson (Vinicius de Souza), Michael Rangel, Eduardo, Rafael dos Santos e Pablo (Vitor Ricardo); João Gabriel (Matheus Guedes) e Matheus Marques (Márcio Rodrigues).
Técnico: Gilmar Silva