Kaká e Everton Ribeiro, estrelas de São Paulo e Cruzeiro, duelam no Morumbi
Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro tem nadado de braçadas na busca pelo bicampeonato. Desde 2003, na era dos pontos corridas, nunca um time havia terminado o primeiro turno com tamanha vantagem sobre os concorrentes (sete pontos) como os mineiros fizeram neste ano. A distância para o segundo colocado continua a mesma após uma rodada no returno, mas essa tranquilidade parece ameaçada como ainda não esteve no torneio.
O São Paulo, que recebe o atual líder neste domingo no Morumbi, às 16h (de Brasília), se candidata como o oponente mais capaz de tirar a taça das mãos da Raposa. Não só pelos resultados - o time engrenou depois de demonstrar instabilidade na primeira parte do Brasileiro -, mas pelas recentes atuações da equipe de Muricy Ramalho.
Com seu quarteto ofensivo com Kaká, Ganso, Alan Kardec e Alexandre Pato, o Tricolor venceu seis partidas – está invicto há oito jogos. É a principal aposta para diminuir a vantagem cruzeirense para quatro pontos. Os líderes contam com a regularidade a seu favor: assumiram a ponta na sexta rodada e não largaram mais. Uma vitória no Morumbi e a distância cresce para confortáveis dez pontos.
O confronto entre os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro tem transmissão ao vivo da TV Globo para Minas Gerais (menos Juiz de Fora, Uberlândia e Ituiutaba) e dos canais Premiere, PFC HD e PFCI. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em tempo real.
São Paulo: o técnico Muricy Ramalho conta com a volta do lateral Alvaro Pereira, que estava com a seleção do Uruguai, e do atacante Ademilson, que estava com o time olímpico. Só o primeiro, porém, deve começar como titular - sua escalação ainda depende de uma avaliação física. Se não puder jogar, Michel Bastos continua no time. O restante da equipe deve ser a mesma que venceu o Botafogo: Rogério Ceni; Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Alvaro Pereira (Michel Bastos); Denilson, Souza, Ganso e Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec.
Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira não confirmou o time. Egídio está de volta, mas não tem escalação confirmada. Dedé volta à zaga, e Nilton fica com a vaga de Henrique, suspenso. Na linha de três meias outra dúvida: Alisson e Willian são os principais candidatos. O provável Cruzeiro tem: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio (Ceará); Nilton e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Alisson (Willian); Marcelo Moreno.
São Paulo: em fase final de recondicionamento físico, Luis Fabiano ainda se recupera de lesão na coxa e continua fora. Rodrigo Caio, que operou o joelho esquerdo, volta apenas na próxima temporada. Paulo Miranda, com um estiramento na coxa esquerda, continua no departamento médico.
Cruzeiro: Henrique cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Samudio e Tinga estão lesionados.
São Paulo: Denilson, Kaká, Luis Fabiano, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Reinaldo e Rodrigo Caio
Cruzeiro: Ceará, Dagoberto, Léo, Nilton, Ricardo Goulart, Samudio, Willian e Willian Farias.