Moreno, Everton, Goulart e Mayke comemoram gol do Cruzeiro (Foto: Gualter Naves/Light Press)
São Paulo e Cruzeiro entram em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi, em partida que pode definir os rumos do Campeonato Brasileiro. Com sete pontos de vantagem, a Raposa pode colocar uma mão na taça em caso de vitória. Os tricolores vivem grande fase, com oito jogos de invencibilidade, embalados pelo quarteto ofensivo, formado por Alan Kardec, Alexandre Pato, Kaká e Paulo Henrique Ganso.
No entanto, o Cruzeiro também aposta em seus quatro jogadores mais avançados. Os dois artilheiros da competição, Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, contam ainda com a companhia de Everton Ribeiro e Julio Baptista. E, nas estatísticas, é o quarteto ofensivo da Raposa quem leva a vantagem no duelo, com maior número de passes gols, assistências e desarmes.
Como Moreno e Goulart são os artilheiros do Brasileirão, com 10 gols cada, o quarteto ofensivo soma 27 bolas na rede. Everton Ribeiro é o líder em assistências, com oito, e assim os quatro juntos chegam a 11 no total. O Cruzeiro leva a vantagem também em finalizações no gol (63 a 47), finalizações erradas (63 a 56) e ainda desarmes (69 a 67).
Os craques do Tricolor apresentam números superiores em outros quesitos. Paulo Henrique Ganso é o jogador que mais acertou passes no Brasileirão (732). Com isso, o São Paulo chega a 1473 passes certos e 228 errados. Os paulistas também cometem menos faltas (68 a 89), mesmo assim recebem mais cartões (10 a 6).
Apesar de os números mostrarem um quarteto mais decisivo no Cruzeiro, o jornalista Xico Sá vê o Tricolor como favorito para o duelo deste domingo, no Morumbi.
- Não tem favorito, mas acho que o São Paulo ganha. Gosto muito de ver esse time do São Paulo. Desde o jogo com o Sport, está jogando muita bola. Acho que, neste momento, é mais time que o Cruzeiro - disse.
No primeiro turno, Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram em Uberlândia. Julio Baptista abriu o placar aos cinco minutos do segundo tempo. Mas, em cobrança de falta no fim da partida, o Tricolor empatou com Antônio Carlos, aos 46.
Veja todas as estatísticas no quadro abaixo: