Cruzeiro vive bom momento na temporada e chega como grande favorito ao título (Foto: Erwin Oliveira / Agência estado)
Entra rodada, sai rodada, e apenas uma situação é mantida no Campeonato Brasileiro. Adivinhou? Se respondeu que é o Cruzeiro na liderança, você acertou. Encerrado o primeiro turno da competição no último domingo, a equipe celeste, mesmo com o empate sofrido no fim do Fluminense (confira os gols da partida no vídeo ao lado), se manteve na liderança, e com folga para os concorrentes - principalmente São Paulo e Internacional, que vêm disputando a segunda posição. Campeã na temporada passada, a Raposa alcança números e vantagem maiores daqueles que obteve no mesmo período em 2013, o que faz a torcida celeste acreditar mais ainda na conquista do tetracampeonato nacional.
E, agora, os cruzeirenses começam a fazer cálculos para saber quanto precisam somar para conquistar seus objetivos. Ainda sem traçar uma meta de pontos para conquistar o segundo título seguido do Brasileiro, o Cruzeiro, assim como está na tabela de classificação, é visto com folga pelos matemáticos como o grande favorito ao título.
O GloboEsporte.com consultou os sites Infobola, do matemático Tristão Garcia; a página do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), e o site Chance de Gol para verificar quais as chances de o time celeste terminar o campeonato com a taça em mãos.
Segundo o Infobola, o Cruzeiro tem 81% de chances de ser campeão, contra apenas 8% do segundo colocado, São Paulo. Internacional (4%), Corinthians (3%), Grêmio (2%) vêm em seguida, além de Fluminense e Atlético-MG (1% cada).
Já o Departamento de Matemática da UFMG coloca o Cruzeiro com 71,5% de chances ao título contra 10,7% do São Paulo, 6,9% do Internacional, 3,3% para o Corinthians, 2,6% do Grêmio, com o Fluminense com 2,1% de chances, enquanto o Atlético-MG tem 1,7%. As demais equipes têm menos de 1% de chance.
O site Chance de Gol calcula as probabilidades de o Cruzeiro chegar ao bicampeonato em 98,1%. O São Paulo tem 0,8%, o Internacional surge com 0,6%, o Atlético-MG com 0,2%,e o demais concorrentes aparecem com 0,1% ou menos. Confira a tabela com os números dos dez primeiros colocados da tabela.
Matemáticos apontam as chances de título após o fim do primeiro turno do Brasileirão 2014 (Foto: GloboEsporte.com)
Números que também exemplificam a superioridade celeste. Nesta quinta-feira, quando entrar em campo diante do Bahia, no Mineirão, pela primeira rodada do returno, o Cruzeiro tentará manter a invencibilidade em casa e também, após a partida, voltar a mostrar o porquê de estar sobrando na competição.