Geninho, Renato Gaúcho e Jorginho: técnicos que movimentaram o Vaivém (Fotos: LANCE!Press)
Time que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro movimentando o Vaivém dos técnicos? Desde o dia 27 de julho, quando Enderson Moreira foi demitido pelo Grêmio, a sempre intensa troca de comando não acontecia. Jorginho, agora ex-treinador do Vitória, passou a ingressar a lista de mudanças envolvendo os 20 clubes da elite do futebol nacional.
A primeira mudança veio logo no dia 30 de janeiro, quando Geninho, que havia comandado o Sport no acesso à Série A do Brasileiro deste ano, não resistiu aos quatro jogos sem vitórias do Leão na Copa do Nordeste – dois empates e duas derrotas. Eduardo Baptista, então preparador físico do time, assumiu e o Sport acabou levando a competição regional e o Campeonato Pernambucano.
O segundo foi Ricardo Drubscky, que durou apenas sete partidas no comando do Criciúma, com três vitórias, três empates e uma derrota. Caio Júnior, o seu substituto, teve apenas três jogos a mais que seu antecessor: foram dez partidas – ele ocupa o oitavo lugar nesta lista. Fechando esse "Top3" aparece Dado Cavalcanti, que não suportou a eliminação do Coritiba na semifinal do Campeonato Paranaense, tendo deixado o comando do Coxa no dia 31 de março.
Quando confirmar o substituto de Jorginho, o Vitória será o quarto time com três técnicos nesta temporada (interinos não entram na conta). Criciúma (Ricardo Drubscky, Caio Junior e Wagner Lopes), Figueirense (Vinícius Eutrópio, Guto Ferreira e Argel Fucks) e Flamengo (Jayme de Almeida, Ney Franco e Vanderlei Luxemburgo) integram essa lista.
Apenas cinco times da Série A seguem com os mesmos treinadores do início da temporada: Corinthians (Mano Menezes), Cruzeiro (Marcelo Oliveira), Internacional (Abel Braga), Santos (Oswaldo de Oliveira) e São Paulo (Muricy Ramalho). Dos citados, Abel e Oswaldo iniciaram seus respectivos trabalhos nesta temporada.