21/8/2014 12:23
Cruzeiro será sede do encontro do Movimento Futebol de Base Brasileiro
Em tempos de reformulação do futebol nacional, após a campanha decepcionante no Brasil na Copa do Mundo deste ano, as atenções voltam-se para o trabalho de formação de atletas no país, tendo em vista a busca pelo desenvolvimento e aprimoramento do projetos realizado nas bases do clubes.
É baseado neste cenário que o Cruzeiro Esporte Clube receberá nesta sexta-feira, às 10h45, na Toca da Raposa II, empresários de grandes clubes do país para a realização do nono encontro do Movimento Futebol de Base Brasileiro (MFB).
O evento colocará em pauta a discussão sobre o código de ética entre os clubes e o planejamento de futuros campeonatos destinados às categorias de base. Em palestra ministrada pelo gerente de negócios internacionais do Cruzeiro, Pedro Moreira, será colocada em questão a internacionalização da marca dos clubes futebol brasileiro, trabalho este já muito bem realizado pelo dirigente no Maior de Minas.
Por fim, o diretor executivo da Federação Mineira de Futebol (FMF), Paulo Bracks, convidará os presentes para uma palestra que apresentará as diretrizes a serem tomadas na organização da Taça BH de Futebol Júnior de 2015.
Quatorze clube da primeira divisão do futebol – Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Goiás, Internacional, Palmeiras e Vitória – já garantiram lugar no encontro, que também contará com a presença de agremiações do interior de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, que apresentam trabalhos de destaque na base, tais como: Audax-SP, Grêmio Novorizontino-SP, Osasco-SP, Red Bull-SP, Sport Club Ivoti-RS e Ubaense-MG.
Vale lembrar que a imprensa poderá participar das palestras, bem como realizar entrevistas com os executivos presentes no evento.
O Movimento Futebol de Base Brasileiro
O MFB nasceu no ano de 2012, quando Ney Franco era o coordenador técnico da seleções de base do Brasil. Naquele época, o hoje treinador, convidou os dirigentes do 40 clubes das séries A e B do futebol nacional para discutir os rumos da formação de atletas no país em evento realizado na Granja Comary.
Passado o primeiro encontro, o movimento foi agregado à ABEX (Associação Brasileira de Executivos de Futebol), aumentando o número de clubes convidados, bem como a constância das reuniões acerca do futebol de base nacional.
Através deste encontros, importantes questões foram abordadas, como, por exemplo, o código de ética entre os clubes, que protege as agremiações quando ao aliciamento de jogadores ainda sem contrato por parte de terceiros.
Recentemente, a CBF emitiu um documento, assinado por todos os clubes, que aborda basicamente os mesmos pontos destacados pelo código de ética do MFB, que segue agindo com vigor em caso isolados de aliciamento, bem como questões das mais variadas quanto à formação de atletas no Brasil.
3948 visitas - Fonte: Site Oficial