Mineirão receberá seis jogos na Copa: quatro na primeira fase, um nas oitavas e outro na semifinal
A maior competição de futebol do mundo fará sua estreia neste sábado em um dos mais tradicionais estádios brasileiros. Palco de confrontos históricos e de conquistas memoráveis, o Mineirão receberá neste sábado, pela primeira vez, uma partida de Copa do Mundo.
Colômbia x Grécia será o primeiro dos seis jogos do Mundial disputados no Gigante da Pampulha. Os outros serão Bélgica x Argélia; Argentina x Irã; Costa Rica x Inglaterra; um confronto de oitavas de final e outro de semifinal.
Na última vez em que o Brasil sediou a competição da Fifa, em 1950, o estádio mineiro utilizado foi o Independência, palco de três partidas: Iugoslávia 3 x 0 Suíça; EUA 1 x 0 Inglaterra; Uruguai 8 x 0 Bolívia.
O Mineirão foi construído 15 anos depois. Em 5 de setembro de 1965, Seleção Mineira e River Plate inauguraram o estádio. O atleticano Buglê garantiu a vitória dos donos da casa pelo placar mínimo.
Divisor de águas na história do futebol mineiro, o estádio da Pampulha impulsionou o crescimento de Cruzeiro e Atlético, que conquistaram quase todos os troféus possíveis no local.
Cruzeiro venceu o Santos de Pelé em 66
Muitos são os jogos memoráveis para cruzeirenses e atleticanos no Mineirão.
Para os torcedores celestes impossível esquecer a heróica vitória sobre o Santos de Pelé, por 6 a 2, pela Taça Brasil de 1966. Foi o primeiro título brasileiro da Raposa.
Um dos jogos mais emocionantes do estádio foi Cruzeiro 5 x 4 Internacional, na estreia da Libertadores de 1976. O trunfo abriu caminho para primeira grande conquista internacional celeste.
“Esse jogo foi sensacional. Saía gol de um lado e do outro. O equilíbrio foi dominante, mas fomos melhores no fim”, conta Joãozinho, que participou de quatro dos cinco gols do Cruzeiro.
Foi importante também a segunda conquista da Libertadores, a primeira que o Cruzeiro deu volta olímpica no Mineirão, já que o título de 1976 foi comemorado no Chile. Em 1997, o gol de Elivélton deu a vitória ao time celeste sobre o Sporting Cristal, garantindo a conquista.
Atlético venceu a Seleção, por 2 a 1
Já os alvinegros também guardam lembranças especiais do maior palco do futebol mineiro.
O Atlético pode se gabar de ser um dos poucos clubes a vencer a Seleção Brasileira. No Mineirão, vitória atleticana por 2 a 1, gols de Amauri e Dario, que considera essa a mais significativa partida da sua carreira. “A vitória sobre a Seleção Brasileira, com todo respeito que tenho ao jogo do Maracanã que nos deu o título Brasileiro em 1971, é a mais valiosa porque me deu um status que eu não tinha”, destaca o folclórico Dadá Maravilha.
Outro jogo marcante, a goleada do Galo sobre o Cruzeiro, por 4 a 0, pelo Campeonato Mineiro de 2007, ainda arranca sorrisos de muitos alvinegros. Além do placar elástico, a partida é lembrada pelo ‘gol de costas’ sofrido pelo goleiro celeste Fábio.
Por fim, talvez o grande momento na história do Atlético seja a conquista da Libertadores de 2013. Apenas a grande decisão foi jogada no Mineirão: triunfo sofrido por 2 a 0 sobre o Olimpia e vitória nos pênaltis, por 4 a 3.
Seleção Brasileira
Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 2 a 1, na última partida no Mineirão, pela Copa das Confederações
A primeira partida do Brasil no Mineirão ocorreu em 1965. Na ocasião, a Seleção, formada apenas por jogadores do Palmeiras, venceu o Uruguai por 3 a 0.
Outro jogo marcante foi a vitória sobre os argentinos em 2004, por 3 a 1. Ronaldo Fenômeno fez uma das suas grandes utuações com a camisa verde e amarela ao marcar os três gols.
O último jogo importante da Seleção no Mineirão ocorreu na Copa das Confederações de 2013. A vitória sobre o Uruguai, por 2 a 1, garantiu vaga na final ao selecionado de Scolari, que conquistaria a competição com vitória sobre a Espanha.
Caso passe em primeiro do Grupo A na Copa, o Brasil jogará as oitavas de final no Mineirão, dia 28 de junho, contra o segundo da Chave B. Se continuar avançando, a semifinal, dia 8 de julho, também será no Gigante da Pampulha.