Com a derrota para o Mushuc Runa nesta quarta-feira (9), o Cruzeiro se complicou na Copa Sul-Americana de 2025. Sem pontos conquistados após duas rodadas, a Raposa terá de quebrar um tabu se quiser avançar de fase na competição internacional. Desde que o atual formato da “Sula” foi instaurado, com fase de grupos e pelo menos dois times classificados para fases seguintes, todas as equipes que perderam as duas primeiras partidas acabaram eliminadas na primeira fase.
O modelo de disputa começou em 2023. Naquele ano, Universidad César Vallejo-PER, Oriente Petrolero-BOL, Tacuary-PAR, Academia Puerto Cabello-VEN, Blooming-BOL, Peñarol-URU, Gimnasia-ARG e Estudiantes de Mérida-ARG viveram situações semelhantes à atual do Cruzeiro e foram eliminados na fase de grupos.
Neste momento, o Cruzeiro é o lanterna do Grupo E da Sul-Americana, sem pontos conquistados. Mushuc Runa-EQU, com seis pontos, Palestino-CHI e Unión Santa Fe, ambos com três, estão à frente do time celeste. Até o fim da fase de grupos, a equipe treinada por Leonardo Jardim terá quatro partidas. Confira abaixo:
24/04 - Palestino x Cruzeiro - Nacional de Santiago
07/05 - Mushuc Runa x Cruzeiro - Olimpico Riobamba
14/05 - Cruzeiro x Palestino - Mineirão
28/05 - Cruzeiro x Unión de Santa Fe - Mineirão
Times que perderam as duas primeiras partidas da ‘Sula’ 2023: Universidad César Vallejo-PER, Oriente Petrolero-BOL, Tacuary-PAR, Academia Puerto Cabello-VEN, Blooming-BOL, Peñarol-URU, Gimnasia-ARG e Estudiantes de Mérida-ARG foram eliminados na primeira fase. Em 2024, foi a vez de Universidad César Vallejo, Sportivo Trinidense, Rayo Zuliano FC, Nacional-PR, Metropolitanos FC e Sportivo Luqueño passarem pela mesma situação.