logo

23/11/2024 03:11

Reconstrução e Paixão: O Renascimento de Cruzeiro e Racing no Futebol

Reconstrução e Paixão: O Renascimento de Cruzeiro e Racing no Futebol

A final da Conmebol Sul-Americana une clubes tradicionais no futebol do continente, campeões da Libertadores, mas que tem na final de Assunção, no Nueva Olla, a oportunidade de se voltar a serem campeões internacionais, após viverem graves crises financeiras. O Cruzeiro mais recentemente, e o Racing no fim do último século, em 1999. As crises dos dois clubes distam 20 anos, mas envolvem um cenário de grave crise econômica e resultados ruins. Agora, ambos têm a chance de voltar a serem campeões continentais.

Cruzeiro Sul-Americana — Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro
Cruzeiro Sul-Americana — Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

A história do Cruzeiro, para o público nacional, é mais conhecida. Após anos e anos de crescimento de dívidas, a situação chegou ao quase insustentável, e o Cruzeiro passou a pagar as más gestões com resultados em campo.

Almendra comemora gol do Racing contra o Athletico-PR — Foto: Luis ROBAYO / AFP
Almendra comemora gol do Racing contra o Athletico-PR — Foto: Luis ROBAYO / AFP

A crise passou para política-administrativa e chegou aos campos policiais. O time foi rebaixado, de forma inédita, para a Série B do Brasileiro em 2019, e ex-dirigentes foram processados na esfera cível e criminal.

O clube viveu momentos ruins em 2020 e 2021 no torneio e não conseguiu subir. Ao mesmo tempo, conviveu com uma série de cobranças judiciais, punições na Fifa por dívidas e até mesmo greve de jogadores. Tudo começou a mudar em dezembro de 2021, quando o clube aprovou a criação da SAF e vendeu 90% das ações para Ronaldo Fenômeno.

O clube acumula duas Conmebol Libertadores (1976 e 1997), uma Recopa da Libertadores (1998), além de duas Supercopas (1991 e 1992), mas acabou "parando no tempo" em termos de títulos internacionais.

O Racing é o primeiro campeão mundial na Argentina. Em 1967, o clube levou a Conmebol Libertadores, após bater o Nacional, do Uruguai, e parou por aí. Na Intercontinental, venceu o Celtic, da Escócia, e virou o primeiro dos argentinos a ser campeão mundial. Em 1988, conquistou a Supercopa diante do Cruzeiro, mas nunca mais venceu títulos internacionais.

24 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Sudamericana

Sáb - 17:00 - ueno La Nueva Olla -
X
Racing Club
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 11:00 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Cruzeiro