Multicampeão pelo Corinthians e finalista pela primeira vez com o Cruzeiro , Cássio mira o inédito título da Conmebol Sul-Americana. Em caso de conquista no sábado, diante do Racing, o goleiro se tornará o único jogador da América do Sul em atividade a conquistar todos os títulos internacionais possíveis para clubes.
Formado nas categorias de base do Grêmio e vendido cedo ao PSV, da Holanda, Cássio começou a construir de vez a carreira no futebol nacional quando foi contratado quase como um desconhecido pelo Corinthians. Chegou em 2012, assumiu rapidamente a titularidade e iniciou a trajetória de conquistas internacionais. Logo no primeiro ano, o goleiro participou das conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes, batendo Boca Juniors e Chelsea nas respectivas finais. No ano seguinte, o Corinthians bateu o rival São Paulo na Recopa Sul-Americana, e Cássio colocou o terceiro troféu continental na sua galeria de conquistas.
O levantamento sobre os títulos dos jogadores sul-americanos em atividade foi feito pelo Espião Estatístico, do ge . Entre os companheiros de Cássio nos títulos do Corinthians, Edenilson, Ralf e Danilo Fernandes seguem jogando e não conquistaram a Sul-Americana. O centroavante Paolo Guerrero, por outro lado, ganhou a Sula no ano passado, com a LDU, mas não fazia parte do elenco corintiano na Libertadores de 2012.
O levantamento também considera jogadores que ganharam o Mundial de Clubes por equipes europeias, como Neymar (Barcelona), Marcelo (Real Madrid) e Rafinha (Bayern de Munique). Nenhum deles conquistou a Sul-Americana. O mesmo acontece com o atacante Luiz Adriano, de 35 anos. Ele venceu duas edições da Libertadores e foi também campeão mundial em 2005, com o Internacional, mas nunca sequer disputou a Conmebol Sul-Americana.