Inevitavelmente, o foco do Cruzeiro já está em Assunção, onde terá o Racing pela frente na final da Conmebol Sul-Americana, no próximo sábado. Mas, antes, tem uma escala em São Paulo para pegar o Corinthians em um jogo importante para a pretensão de ficar no G-7 do Brasileirão. Um dos desafios - talvez o principal - para Fernando Diniz está no setor ofensivo.
Além de não ter Matheus Pereira, líder em assistências e gols na temporada do Cruzeiro, o treinador também não terá a dupla de ataque formada por Gabriel Veron e Kaio Jorge.
Os dois, que são as principais peças do setor e protagonistas desde que Diniz assumiu o time, cumprem suspensão. Juntos, eles foram responsáveis por seis dos sete gols marcados pelo Cruzeiro em oito jogos com o atual treinador – o que representa 85% do total. O outro gol foi marcado por Zé Ivaldo, no empate por 1 a 1 com o Vasco, no Mineirão. O bom momento dos dois jogadores também passa por uma “recuperação” com Fernando Diniz.
Gabriel Veron sofreu lesão em julho, quando vivia a melhor fase da temporada. Retomou a titularidade ainda com Fernando Seabra no comando, mas voltou às redes apenas com Diniz. Marcou no empate com o Bahia e o segundo na vitória sobre o Criciúma (recebendo assistência de Kaio Jorge). O camisa 9 do Cruzeiro chegou a ser vaiado após perder pênalti contra o Internacional, no Mineirão, mas se recuperou rápido e marcou dois gols na reta final de trabalho com Seabra. Mas, com Diniz, deslanchou de vez e foi decisivo para levar o time à decisão da Sul-Americana.
Além de não ter os dois titulares à disposição, a montagem do setor é motivo de alerta para a comissão técnica em função das poucas opções no elenco. Com Dinenno e Rafa Silva no departamento médico, Lautaro Díaz tem sido o único atacante levado para os jogos no banco de reservas. O argentino é peça garantida na equipe em São Paulo e pode ter um compatriota como companhia. Barreal, que pode jogar também como atacante pela esquerda, passa por trabalho específico nos últimos dias, na Toca, para ficar à disposição contra Corinthians e Racing.