logo

10/4/2024 06:23

Grêmio se inspira em brasileiros para conquistar título inédito da Libertadores.

Recuperações impressionantes na Libertadores: exemplos brasileiros de superação após derrotas nas primeiras rodadas.

Grêmio se inspira em brasileiros para conquistar título inédito da Libertadores.

A derrota para o Huachipato, na última terça-feira (9), deixou o Grêmio em situação preocupante na CONMEBOL Libertadores. Mas a história mostra que nem tudo está perdido para os comandados de Renato Gaúcho. Desde a primeira edição da Libertadores, em 1960, dois clubes brasileiros deram a volta por cima depois de perderem nas duas primeiras rodadas e conquistaram o título da competição. Em 1997, o Cruzeiro caiu para Grêmio e Sporting Cristal. A recuperação veio nas rodadas seguidas, e a Raposa terminou na vice-liderança do seu grupo, com 9 pontos.

Depois, passou por El Nacional nas oitavas de final, Grêmio nas quartas e Colo-Colo na semifinal. Na final, o time comandado por Paulo Autuori e que tinha Dida, Palhinha e Marcelo Ramos como principais jogadores reencontrou o Sporting Cristal. Depois de empatar sem gols no Peru, o Cruzeiro conquistou o título ao ganhar por 1 a 0 no Mineirão. O filme se repetiu no ano seguinte, quando o Vasco perdeu para Grêmio e Chivas nas duas primeiras rodadas.

Sob o comando de Antônio Lopes, o Gigante da Colina se classificou na vice-liderança do grupo, com 8 pontos. Liderado por Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Luizão e Donizete, o Vasco eliminou o Cruzeiro nas oitavas, o Grêmio nas quartas e o River Plate na semifinal. Na decisão, ganhou duas vezes do Barcelona-EQU (2 a 0 no Rio de Janeiro e 2 a 1 no Equador) e ficou com o título.

É por essas situações que o Grêmio não joga a toalha depois das derrotas para The Strongest e Huachipato. Ainda sem pontuar, o Imortal é o lanterna C, mas tem quatro jogos para dar a volta por cima. Quem mais começou mal? Aconteceu em outras 11 edições de clubes brasileiros começarem a Libertadores com duas derrotas. O que aconteceu com cada um deles? O ESPN.com.br responde: 1974 - Palmeiras perdeu para São Paulo e Jorge Wilstermann-BOL. Caiu na fase de grupos. 1988 - Sport perdeu para Guarani e Universitario-PER. Caiu na fase de grupos.

1989 - Internacional perdeu para Bahia e Deportivo Táchira-VEN. Se classificou e chegou até a semifinal. 1990 - Vasco perdeu Grêmio e Olimpia-PAR. Classificou e caiu nas quartas de final. 2002 - Athletico-PR perdeu para Bolivar-BOL e Olmedo-EQU. Caiu na fase de grupos. Flamengo perdeu para Once Caldas-COL e Universidad Católica-CHI. Caiu na fase de grupos.

2009 - Palmeiras perdeu para LDU-EQU e Colo Colo-CHI. Classificou e foi eliminado nas quartas de final. 2015 - Atlético-MG perdeu para Colo Colo-CHI e Atlas-MEX. Classificou e caiu nas oitavas de final. 2019 - Atlético-MG perdeu para Cerro Porteño-PAR e Nacional-URU. Caiu na fase de grupos. 2021 - Santos perdeu para Barcelona-EQU e Boca Juniors-ARG. Caiu na fase de grupos. 2022 - Fortaleza perdeu para Colo Colo-CHI e River Plate-ARG. Se classificou e caiu nas oitavas de final. 2023 - Atlético-MG perdeu para Libertad-PAR e Athletico-PR. Se classificou e caiu nas oitavas de final para o Palmeiras.

Próximos jogos do Grêmio Vasco (F): 14/04, 16h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro Athletico-PR (C): 17/04, 19h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro Cuiabá (C): 20/04, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro

78 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro