logo

9/12/2023 04:15

Base do Cruzeiro termina ano com títulos e presença no profissional; veja atletas que "estouram" idade

Base do Cruzeiro termina ano com títulos e presença no profissional; veja atletas que estouram idade

Uma das missões de Ronaldo nos últimos dois anos de Cruzeiro tem sido a reestruturação da base. A SAF tem buscado melhoria em infraestrutura e também em processos metodológicos, e colheu frutos importantes no ano de 2023.

+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!

Do BMX ao futebol: família conta a trajetória de Robert, joia do Cruzeiro

Os resultados esportivos nas categorias de base são colocados em segundo plano, mas acabaram também sendo importantes nesta temporada. Destaque para o trabalho de Fernando Seabra com o sub-20. O treinador, inclusive, terminou o ano como técnico interino do profissional, ao lado de Paulo Autuori.

Com a equipe júnior, Seabra conquistou a Copa do Brasil, batendo Fluminense e Grêmio, que têm trabalhos destacados na base do país. Também bateu o Atlético-MG para vencer o Estadual, além de chegar às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os times sub-14 e sub-17 também venceram o Campeonato Mineiro.

  • Mais notícias do Cruzeiro
  • Contratações do Cruzeiro para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
  • Em carta à torcida, Ronaldo admite erros e promete 2024 "audacioso"
  • Autuori cita desafios para técnico e descarta pacotão de reforços
  • E, além de conquistarem resultados na base, alguns jogadores integraram o profissional ao longo da temporada. Quem mais atuou foi Ian Luccas , de 20 anos. Foi titular com Pezzolano e também na reta final de Brasileiro, fechando o ano com 23 atuações. Adquirido junto à Ferroviária, tem contrato até julho de 2027.

    Se Ian estava integrado desde o início do ano, alguns outros foram ao profissional na reta final do Brasileiro. E o principal deles foi o meio-campista Japa , que encerrou o ano como titular do time com Seabra e Paulo Autuori. Aos 19 anos, fez sete jogos e seguirá com o elenco principal em 2024.

    Além dele, outro que foi importante para ajudar o Cruzeiro a se manter na elite foi Robert , autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Goiás. O atacante tem 18 anos e pode defender o time sub-20 até 2025. O mesmo acontece com Fernando . Artilheiro da base em 2023, fez um jogo como profissional e foi adquirido em definitivo junto ao Água Santa-SP.

    Por outro lado, o zagueiro Ruan Santos , o volante Henrique Rodrigues e o atacante João Pedro estão no último ano de sub-20. Todos eles podem disputar a Copa São Paulo, caso seja desejo do clube, mas depois terão de integrar o profissional ou serão negociados.

    Japa foi campeão da Copa do Brasil sub-20 e terminou ano como titular do profissional do Cruzeiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro

    Japa foi campeão da Copa do Brasil sub-20 e terminou ano como titular do profissional do Cruzeiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro

    Entre os três, o contrato mais longo é de Ruan, até 2026. Henrique e João Pedro estão vinculados ao clube apenas até o fim de 2024. O atacante foi o único utilizado na reta final de 2023; Ruan jogou em 2022, e Henrique ainda não estreou como profissional.

    Considerando os principais jogadores do sub-20 do Cruzeiro , outro que está no fim do ciclo na base é Weverton . O zagueiro foi chamado para a Seleção júnior neste ano, mas sofreu grave lesão, perdendo boa parte da temporada. Tem vínculo até o final de 2025.

    Possibilidade de negociação

    Neste cenário, o Cruzeiro também conseguiu negociar em especial um jogador do time sub-20. O centroavante Arielson, que fez 22 gols entre 2022 e o primeiro semestre de 2023, está emprestado ao Pollysia, terceiro colocado da primeira divisão ucraniana. Tem 15 jogos na temporada europeia, com um gol e uma assistência.

    O jogador tem a chance de representar um reforço no caixa do Cruzeiro em 2024, uma vez que o empréstimo ao clube ucraniano conta com opção de compra por um valor estipulado.

    Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

    50 vídeos

    ?? Ouça o podcast ge Cruzeiro ??

    924 visitas - Fonte: ge




    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

    Copa do Brasil

    Qua - 19:15 - Governador Antônio Mariz -
    X
    Sousa
    Cruzeiro

    Mineiro

    Dom - 18:30 - José Mammoud Abbas
    1 X 3
    Democrata GV
    Cruzeiro