Depois de quatro dias em Itu, o Cruzeiro encerrou a preparação e viajou para enfrentar o Fortaleza, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Castelão. Será a estreia de Paulo Autuori, que recorreu às categorias de base para suprir três ausências.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Cabuloso! Clique aqui e siga o ge Cruzeiro no WhatsApp
Campeão em 97, Autuori assume Cruzeiro em situação difícil
Todos os jogadores ausentes foram titulares diante do Coritiba, que culminou na demissão de Zé Ricardo. O zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa cumprem suspensão pelo acúmulo de amarelos, enquanto Lucas Silva fica fora por lesão no joelho.
Em meio às ausências, Autuori optou por relacionar o zagueiro Ruan Santos e o volante Henrique Rodrigues, campeões da Copa do Brasil sub-20. Robert e Japa, também do time júnior, vinham sendo relacionados por Zé Ricardo e foram mantidos na lista (veja a relação completa no fim da matéria) .
As novidades são os atacantes Fernando e João Pedro. O jovem Fernando foi campeão mineiro com o sub-17. Na temporada, marcou 24 gols e é artilheiro do time.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/f/a/wDNVSBTnOGmhQjlovZzA/53336054916-8ca25dd43d-o.jpg)
Fernando, artilheiro da base, está entre os relacionados para Cruzeiro e Fortaleza — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Fernando, artilheiro da base, está entre os relacionados para Cruzeiro e Fortaleza — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Na zaga, a alternativa natural é Lucas Oliveira. O jogador, no entanto, fez a função de Matheus Jussa, no meio-campo, em alguns momentos. Se essa for a escolha de Autuori, então João Marcelo jogará ao lado de Luciano Castán no setor defensivo.
Em relação ao meio-campo, há dúvida sobre quem fará companhia a Filipe Machado. Ian Luccas e Fernando Henrique são as principais opções. Há, inclusive, a possibilidade de os três jogarem, caso Autuori opte pelo retorno do esquema com três volantes, abrindo mão de Nikão entre os titulares.
Desde forma, o provável Cruzeiro para o jogo tem:
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas (João Marcelo), Nikão (Fernando Henrique) e Matheus Pereira; Bruno Rodrigues e Rafael Elias.
Se o Cruzeiro vencer no Castelão, sairá da zona de rebaixamento, ultrapassando o Bahia e igualando a pontuação do Vasco, adversário da próxima semana.