O Cruzeiro encerra, na manhã desta sexta-feira, a preparação para o jogo contra o Fortaleza. Uma semana intensa em Itu, com misto de blindagem e cobranças ao elenco, em busca de um novo fôlego para a reta final do Campeonato Brasileiro. Vitória neste sábado garantirá a saída do Z-4.
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Salvador da pátria! Paulo Autuori tem 6 jogos para livrar Cruzeiro do rebaixamento
Apenas o treinamento de segunda-feira foi na Toca da Raposa. A delegação robusta do Cruzeiro viajou a Itu ainda na noite daquele dia, para quatro sessões de atividades em campo na cidade distante 620 quilômetros de Belo Horizonte.
A ida para o interior de São Paulo teve o intuito de “blindar” o grupo de jogadores em meio à cobrança do ambiente externo. Além da grande possibilidade de protestos na Toca da Raposa no decorrer da semana, também havia receio pela segurança dos profissionais do clube, após o episódio em Curitiba.
Até em função disso, o Cruzeiro somente confirmou a ida a Itu após a realização do embarque em Confins. A Toca da Raposa também contou com segurança reforçada no início da semana, inclusive com presença da Polícia Militar de Minas Gerais no local na noite de domingo.
A ida para o interior de São Paulo também serviu como uma forma de “trabalho intensivo” com os jogadores. Em campo e fora dele, em termos de preparação psicológica e de união do grupo. Foi como um regime de concentração estendido, com mais tempo também para a comissão técnica ajustar detalhes do time e da estratégia para o jogo deste sábado.
+ Simulador do ge: clique aqui e projete a reta final do Cruzeiro no Brasileirão
Não por acaso a delegação na cidade foi composta pelo elenco completo, inclusive com jogadores suspensos para o jogo contra o Fortaleza. Ramiro, que está no departamento médico, também viajou, assim como Zé Ivaldo, reforço do time para 2024 .
Se por um lado o clube se mexeu para “blindar” o elenco em relação ao meio externo, internamente as cobranças foram maiores nos últimos dias, principalmente na figura de Paulo Autuori, que estava como diretor técnico e assumiu a equipe interinamente até o fim da temporada.
Pedro Martins, diretor de futebol, também teve uma conversa mais direta com o grupo de jogadores, antes do primeiro treinamento comandado por Autuori. Houve uma cobrança pela situação recente do clube, ressaltando a confiança na retomada do futebol de alguns momentos da temporada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/L/W/yk6LD5QACjiuTKAsLrFg/53332785545-a347889dc8-k.jpg)
Paulo Autuori é o técnico com missão de evitar novo rebaixamento do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Paulo Autuori é o técnico com missão de evitar novo rebaixamento do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Também nesta semana, pela primeira vez, houve cobranças públicas mais direcionadas ao grupo de jogadores. Na apresentação de Autuori, o técnico e também Pedro Martins fizeram questão de dividir com o elenco a responsabilidade pelo momento do time .
Esta foi a última semana inteira para trabalho do elenco do Cruzeiro . A partir deste sábado, serão seis jogos em 19 dias. Além do Fortaleza, o time enfrentará Vasco, Goiás, Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras na reta final do Brasileirão.