logo

4/7/2022 14:04

Pezzolano chega a seis meses no Cruzeiro; marca foi alcançada só por dois dos últimos 15 técnicos

Pezzolano chega a seis meses no Cruzeiro; marca foi alcançada só por dois dos últimos 15 técnicos
Paulo Pezzolano completa seis meses de trabalho no Cruzeiro nesta segunda-feira. No dia 4 de janeiro deste ano, o uruguaio, então desconhecido para grande maioria dos torcedores, tinha o primeiro contato com o elenco. Metade de um ano se foi e, até agora, acompanhado de sucesso.

Ainda que o tempo seja curto para qualquer técnico, está entre os mais longos dos últimos anos no Cruzeiro. O trabalho de Paulo Pezzolano é apenas o terceiro, considerando os últimos 15 treinadores, a ultrapassar seis meses de duração (veja o detalhamento em tabela no fim da matéria).

Esse é o número de profissionais que comandaram o time do Cruzeiro desde o início de 2013, quando Marcelo Oliveira assumiu. Desde então, apenas ele e Mano Menezes estiveram por mais de seis meses no cargo. Coincidência ou não, foram os técnicos que conquistaram títulos de expressão no período: Marcelo venceu dois Brasileiros, e Mano duas edições da Copa do Brasil.

Quem chegou mais próximo de seis meses no cargo foi Enderson Moreira. Ficou cinco meses e 20 dias no cargo, sendo que os primeiros quatro meses foram sem jogos, em função da pandemia da Covid-19, que paralisou as competições no Brasil.

No caso de Mano, ele teve duas passagens pelo Cruzeiro no período. A primeira foi em 2015 e durou menos de quatro meses, por opção do profissional, que aceitou proposta do futebol chinês. Retornou ao clube sete meses depois, ficando no cargo por três anos e 12 dias. É o tempo mais longo dos trabalhos recentes. Marcelo ficou no clube por dois anos e cinco meses.

Além de Mano Menezes, outro que passou duas vezes no Cruzeiro nos últimos nove anos foi Vanderlei Luxemburgo. Em 2015, ficou menos de três meses. No ano passado, ficou de agosto até dezembro. Chegou a acertar renovação, que foi cancelada após a equipe de Ronaldo assumir a SAF.

Números de Paulo Pezzolano
O desempenho do Cruzeiro nesta temporada faz com que o torcedor almeje a presença de Paulo Pezzolano no time por tempos parecidos com aqueles alcançados por Marcelo Oliveira e Mano Menezes. A diretoria também quer o uruguaio para trabalho a longo prazo, não por acaso renovou contrato até o fim de 2023.

Até o momento, Pezzolano comandou o time em 34 partidas, com 24 vitórias, 2 empates e oito derrotas. Aproveitamento de 72,5% dos pontos disputados. Na Série B, principal objetivo do ano, o desempenho é ainda melhor: 82,2% de aproveitamento, liderança folgada e distância grande para o quinto colocado.

Além da campanha de destaque na Série B, Pezzolano também devolveu o Cruzeiro à final do Mineiro e às oitavas de final da Copa do Brasil, após dois anos de ausência em ambas. No caso do torneio nacional, o time está vivo na disputa contra o Fluminense. Perdeu por 2 a 1, no Rio, e terá a volta, no Mineirão, dia 12 deste mês.

894 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro