logo

1/5/2022 13:58

Análise: Cruzeiro faz 2º tempo de almanaque; atuação e vitória no Sul dão confiança para afirmação

Análise: Cruzeiro faz 2º tempo de almanaque; atuação e vitória no Sul dão confiança para afirmação
O Cruzeiro, enfim, está no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. E está lá por uma vitória com méritos. A atuação no 2 a 0 sobre a Chapecoense, em Santa Catarina, deve servir como exemplo para o restante da temporada, para construir o resultado que todos no clube querem: a presença no grupo de acesso na 38ª rodada.



O jogo foi de ataque contra defesa desde o primeiro minuto. A Chapecoense se postou inteira na defesa, disposta a explorar contra-ataques. O Cruzeiro não deixava o adversário sair com a bola no pé e nem em velocidade, mas também falhou na produção de jogadas.

Bidu foi a principal arma do time na primeira etapa, sendo praticamente um ponta esquerda. Mas sentiu falta de companhia para tabelar, chegar ao fundo e ter mais possibilidades para encontrar os atacantes em condições de finalizar. Foi um primeiro tempo de domínio territorial, mas de pouca produção efetiva, sem chances claras.

Totalmente oposto ao segundo tempo. O Cruzeiro voltou com a mesma formação, mas produzindo muito mais, executando melhor a estratégia que já era boa no primeiro tempo. Forçou erros da Chapecoense na saída, roubou bolas no meio e fez o jogo praticamente em 50% do campo.

Queria a bola o tempo inteiro, sempre no ataque e em direção ao gol defendido por Vagner. Os zagueiros ganharam campo e lideraram essa pressão bem-feita sobre o adversário, de forma compacta. Conseguiu chances pelos lados, pelo meio e em chutes de fora da área. O goleiro da Chapecoense era o melhor em campo. Foi um verdadeiro amasso.

O Cruzeiro terminou o jogo com 23 finalizações, e a Chapecoense com 5
O desafogo saiu somente aos 37 minutos, com Geovane, e o golpe final, com Edu, aos 41, mas por vacilos na definição. A construção funcionou muito bem, e o Cruzeiro poderia ter vencido de forma muito mais tranquila. Se fica um adendo sobre o triunfo em Chapecó, é justamente a necessidade de ser mais efetivo para colocar bolas na rede.

Fora isso, o Cruzeiro fez o jogo do ano em Santa Catarina, principalmente no segundo tempo. Teve algumas boas atuações no Mineiro, mas contra adversários bem mais frágeis. Nesse sábado, foi diante de um time que inicia a Série B se colocando em condições de brigar lá em cima. Se não tem muita qualidade, demonstra qualidade coletiva. Fator que potencializa o que fez o Cruzeiro. Atuação de almanaque.

Pezzolano está remontando o time em meio a desfalques importantes e chegada de reforços. Isso exige tempo e trabalho. O Cruzeiro vai oscilar, terá jogos ruins e tropeços. Mas o importante é mostrar, ainda neste início de Série B, que o trabalho tem caminhos muito bem definidos dentro de campo.

Os 50 minutos finais em Chapecó são importantes não só para a tabela, com a chegada inédita ao G-4, mas principalmente para a confiança sobre o trabalho como um todo. Resultado e atuações que aumentam ainda mais o astral interno e externo. E em um momento importante, antes do jogo mais esperado da Série B, contra o Grêmio, e de uma decisão contra o Remo, na Copa do Brasil. O Cruzeiro inicia a semana ainda mais preparado psicologicamente do que terminou a última.



O que também dá confiança é o fato de peças e sistemas mudados conseguirem corresponderem em campo. Os três zagueiros vão evoluindo, com um caminho ainda a ser percorrido. Enquanto há jogadores em fase ruim, como Rômulo, Rafael Santos e João Paulo, outros fazem caminho oposto, como Geovane, Bidu e Neto Moura, para citar atletas das posições do trio em queda. Alento de que o grupo, tão importante na caminhada da Série B, também está em crescimento.

1224 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro