logo

16/4/2022 14:05

Dispensas e número absurdo de atletas: diretor do Cruzeiro detalha trabalho com a base em 2022

Dispensas e número absurdo de atletas: diretor do Cruzeiro detalha trabalho com a base em 2022
Desde o rebaixamento para a Série B, concretizado em dezembro de 2019, o Cruzeiro tem ressaltado a necessidade de trabalhar utilizando as categorias de base. Processo que também é visto como prioridade pela gestão de Ronaldo Fenômeno. A equipe do craque tem trabalhado com foco na base desde o início do ano.

E as mudanças, assim como no profissional, são muito grandes, fazendo parte da redução drástica nos custos do clube, que já passam de R$ 55 milhões anuais. Pedro Martins fez um balanço do que vem sendo feito com as categorias inferiores e revelou números expressivos do que foi encontrado pela equipe de Ronaldo.

De acordo com o dirigente cruzeirense, foram feitas 139 tratativas com jogadores e empresários sobre contratos, das quais 88 foram relacionadas a dispensas na base. Isso porque o número de atletas era considerado alto.

"Havia 210 jogadores nas categorias de base do clube. É um número absurdo quando falamos das categorias que existem aqui. Fizemos a redução, e estamos prezando mais pela qualidade do que pela quantidade"

- A gente quer oferecer o melhor possível, para desenvolver o melhor perfil de atleta possível dentro e fora do campo. É com esse trabalho que vamos conseguir formar atletas de alto nível.

Neste ano, o Cruzeiro também tem intensificado o processo de integração entre as categorias de base e o profissional. O sub-20, por exemplo, passou a treinar na Toca da Raposa 2. A situação acontece para que jogadores estejam inseridos com maior frequência na equipe principal e que as comissões técnicas tenham também maior diálogo no trabalho.

- Além disso, conseguimos fazer um trabalho imenso de integração entre profissional e base. Trouxemos o elenco sub-20 para treinar na Toca 2, e as atividades dos atletas e das comissões técnicas estão completamente integradas. Isso resultou em 23 atletas da base relacionados no time principal, com 18 atuando durante o Mineiro e a Copa do Brasil.

200 vídeos
Como fica o elenco do Cruzeiro após fechamento da janela de transferências

Pedro Martins ressalta a importância de ter os garotos fazendo parte da equipe profissional, mas pede paciência. Hoje, por exemplo, o garoto Jhosefer, de 18 anos, vem sendo relacionado por Paulo Pezzolano com frequência, tendo entrado no segundo tempo contra o Brusque.

- Processo importante, fundamental, mas que exige muita paciência. Não é do dia para a noite que formamos atletas de alto nível, nem do dia para a noite que eles vão vestir a camisa do Cruzeiro e entregar o que puder.

As comissões técnicas do sub-17 e do sub-20 em 2022:
Sub-17

Treinador: Eduardo Guadagnucci
Auxiliar: Álvaro Martins
Preparador Físico: Bruno Pragioli
Treinador de goleiros: Francis Castro
Analista de desempenho: Rafael Gomes


Sub-20

Treinador: Fernando Seabra
Auxiliar: Vinicius Rovaris
Preparador Físico: Igor Custódio
Treinador de goleiros: Matheus Famer
Analista de desempenho: Ricardo Cunha

720 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro