21/12/2020 19:13
Mudanças com Felipão vão de preparador físico até forma de fazer as refeições
https://puu.sh/GZKwO/cd87d29bad.jpg- https://cruzeiroweb.net/news.asp?nID=111493
Vendo apenas os resultados mais recentes do Cruzeiro e o afastamento do desesperador risco de cair para a série C do Campeonato Brasileiro, fica evidente que a chegada de Felipão ao comando da equipe mexeu com os jogadores, dando mais competitividade à equipe. O experiente técnico, campeão da Copa do Mundo de 2002, trouxe consigo algumas estratégias e profissionais que utilizava em outras equipes, fazendo diversas mudanças na rotina do time.
Uma das primeiras mudanças realizadas por Luiz Felipe Scolari foi na preparação física do time, com a contratação de um novo profissional. A pedido do treinador, o Cruzeiro foi buscar Anselmo Sbragia, que estava na comissão técnica fixa do Corinthians desde 2018. Sbragia é companheiro de longa data de Felipão, com vários trabalhos realizados em conjunto.
No entanto, o preparador vinha passando maus momentos com a torcida do Corinthians, que sentia que o time estava despreparado fisicamente e pedia a demissão do profissional. Em defesa de Sbragia, vale ressaltar o período de pandemia, que prejudicou todos os atletas de alto rendimento.
Em um artigo no portal Saudável&Forte, a nutricionista Romina Cerutti comentou a situação:
“Nenhum profissional pode ser responsabilizado pelo preparo físico dos atletas em um período como esse, já que foi impossível controlar a forma como se alimentaram e se exercitaram durante a paralisação da pandemia. Além disso, após meses sem jogar, é comum uma queda no rendimento, sem contar as dezenas de casos de Covid-19 nos clubes, o que também afeta a performance física”.
O preparador de goleiros também mudou. Felipão trouxe Carlos Pracidelli, também campeão do mundo em 2002 com a seleção brasileira. Por conta disso, outras coisas mudaram, como o
número de goleiros relacionados para cada jogo. Alguns torcedores devem ter percebido que, desde a chegada de Scolari, o Cruzeiro conta com dois goleiros no banco, em vez de apenas
um.
Felipão também alterou a rotina alimentar dos atletas, mas não de maneira convencional, como em uma troca de cardápio. O que mudou foi a maneira como os atletas se reúnem para fazer
as refeições. Antes, os jogadores comiam em várias mesas, separados em pequenos grupos. Scolari pediu e a mudança veio: agora todas as refeições são feitas em uma grande mesa.
Para o treinador, isso ajuda a melhorar a comunicação entre os atletas, gerando mais intimidade e aumentando o entrosamento dentro de campo.
Por fim, Felipão provocou mudanças até mesmo no material que o Cruzeiro produz para internet. Os vídeos com os bastidores dos vestiários antes e depois da partida foram proibidos pelo treinador, que prefere ter conversas mais reservadas com os atletas. No entanto, a diretoria pretende dialogar com o técnico e entrar em um acordo, já que estes vídeos são uma importante forma de exposição dos patrocinadores.
1698 visitas - Fonte: cruzeiroweb