30/11/2020 17:11
Cruzeiro tem crescimento digital discreto em outubro e fica mais distante de rival
Todos os meses, o IBOPE Repucom divulga um relatório com a quantidade de seguidores que os clubes brasileiros possuem em suas redes sociais, com foco no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Youtube e no TikTok. Em outubro, o Cruzeiro teve um crescimento modesto e se afastou ainda mais do rival Atlético, que está uma posição acima no ranking dos times mais acompanhados na internet.
Durante o mês passado, o Cruzeiro ganhou 5.780 seguidores no Twitter, 12.173 no Instagram, 8.000 no YouTube e 4.000 no TikTok. O dado mais surpreendente do relatório do mês é que a Raposa perdeu 4.687 seguidores no Facebook, em um dos pouquíssimos casos de clubes que ficam com saldo negativo em uma rede social durante os períodos analisados. O mesmo fenômeno já havia ocorrido no mês anterior, quando o Cruzeiro perdeu 5.732 seguidores na mesma rede social.
Com isso, o Cruzeiro ganhou 25.256 seguidores em outubro, 10 mil a mais do que no mês anterior, e se manteve na nona posição dos clubes mais populares da internet, atrás de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Vasco e Atlético, respectivamente.
Ao todo, a Raposa possui 7.403.816 seguidores, 66.818 a menos do que o rival. No mês passado, esta diferença era de pouco mais de 50 mil. A situação preocupa, já que até o início de 2019, o clube aparecia frequentemente na frente do Atlético no ranking. Há poucos meses, em julho, a diferença no número de seguidores entre as equipes chegou a ser de apenas 227 pessoas.
No TikTok, febre do momento, e no Twitter, a Raposa tem mais seguidores do que o Galo. No entanto, o número que mais prejudica o Cruzeiro nesta disputa particular é o do Facebook, em que o Atlético tem 140 mil curtidas a mais. Veja o número total de seguidores do Cruzeiro em cada uma das redes sociais analisadas:
- Facebook: 3.050.009
- Twitter: 2.159.106
- Instagram: 1.495.902
- YouTube: 394.000
- TikTok: 304.800
Outro levantamento que mede a popularidade virtual dos clubes é
o elaborado pelo site de auxílio e comportamento de consumo Guia55, que mostra a quantidade de pesquisas realizadas sobre os times nos buscadores da internet. Neste ranking, o Cruzeiro se sai ainda pior: está apenas na 14° colocação. Durante outubro, o time foi pesquisado 5.1 milhões de vezes através dos smartphones e 914 mil vezes nos computadores.
A explicação para o baixo número de pesquisas está nas competições disputadas, fazendo dessa mais uma consequência
do rebaixamento. As buscas pelas partidas da Série A, da Copa do Brasil e da Libertadores impulsionam as estatísticas de todos os times que estão nos torneios.
À primeira vista, esta parece não parece ser uma situação desesperadora, ainda mais considerando a fase pela qual passa o time. No entanto, é sempre necessário dar atenção às estatísticas digitais, já que há várias oportunidades de monetização nas redes sociais.
Cruzeiro, redes sociais
1641 visitas - Fonte: Cruzeiroweb