logo

31/7/2019 10:50

Eliminação em casa aumenta sina do Cruzeiro nas últimas Libertadores

Eliminação em casa aumenta sina do Cruzeiro nas últimas Libertadores
Thiago Neves, jogador do Cruzeiro, lamenta nova eliminação na Libertadores (Imagem: Thomas Santos/AGIF)

Estádio lotado, público animado, confiança em alta e um final trágico. O cenário visto na noite de ontem, no Mineirão, após a eliminação para o River Plate, da Argentina, já é conhecido para a torcida do Cruzeiro. Em 11 participações na Copa Libertadores desde o título de 1997, a equipe mineira sofreu dez quedas desta forma.



A última ocorreu na noite passada. Depois do empate por 0 a 0 na ida, o Cruzeiro voltou a ter uma igualdade sem gols na volta. Nos pênaltis, Henrique e David falharam e viram o time perder por 4 a 2 para o River Plate.

A história recente do clube mostra que o público não tem sido um aliado. A primeira eliminação após o bicampeonato do torneio ocorreu em 1998. Depois de perder para o Vasco por 2 a 1 em São Januário, o elenco comandado por Levir Culpi à época empatou por 0 a 0 no Mineirão e deu adeus à competição nas oitavas de final.

O Cruzeiro voltou a amargar uma queda dentro de seus domínios em 2001. Depois do empate com o Palmeiras por 3 a 3 no antigo Palesta Itália, uma nova igualdade no Mineirão - 2 a 2 - levou o jogo para os pênaltis. Nas cobranças, o time de São Paulo venceu por 4 a 3.

Um ano depois da Tríplice Coroa, em 2003, a expectativa da torcida era muito grande na luta pela Copa Libertadores. Entretanto, a equipe que tinha Alex como principal estrela fracassou nas quartas de final. Após derrota para o Deportivo Cali, na Colômbia, por 1 a 0, o então campeão nacional venceu por 2 a 1 no Mineirão e acabou eliminado nos pênaltis, quando perdeu por 3 a 0.

O retorno do Cruzeiro à Libertadores ocorreu somente quatro anos mais tarde. O Boca Juniors, da Argentina, foi o responsável por tirar o time comandado por Adilson Batista naquele período. O clube de Buenos Aires venceu os dois jogos válidos pelas oitavas de final. O primeiro ocorreu no Estádio La Bombonera e o segundo foi disputado no Gigante da Pampulha. Ambos terminaram 2 a 1 para os xeneizes.

O ano seguinte ao revés para o Boca Juniors foi ainda pior para o time mineiro. A derrota voltou a acontecer dentro de casa, mas desta vez, na finalíssima. Após o empate por 0 a 0 com o Estudiantes, da Argentina, em La Plata, a expectativa era grande em relação ao título. No entanto, o time de Alejandro Sabella, capitaneado por Juan Sebastián Verón, alcançou um triunfo histórico, por 2 a 1, no Mineirão.

As eliminações em casa não pararam por aí. O Cruzeiro enfrentou o Once Caldas, da Colômbia, em 2011, nas oitavas de final. O time de Cuca chegou a ser comparado com o Barcelona por conta da forma adotada pelo treinador. Entretanto, depois de vencer fora de casa por 2 a 1, acabou derrotado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por 2 a 0 e assistiu à celebração do adversário.

Em 2014, a equipe mineira voltou a ser eliminada em seus domínios. O único representante do Brasil nas quartas de final do torneio foi derrotado pelo San Lorenzo, da Argentina, no estádio Nuevo Gasómetro, por 1 a 0, e no confronto de volta, no Mineirão, empatou por 1 a 1, o que acarretou na classificação do time do Papa.

Um ano depois, o Cruzeiro voltou a ser eliminado em casa durante a fase de mata-mata da Libertadores. Depois de vencer o River Plate, por 1 a 0, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. A expectativa da torcida era grande, mas o time acabou goleado, por 3 a 0, em pleno Mineirão.



Na temporada passada, o time comandado por Mano Menezes voltou a ter dificuldades ao decidir como mandante. Na ida, os mineiros foram derrotados pelo Boca Juniors por 2 a 0. A volta, no Mineirão, terminou em empate por 1 a 1 e deu a vaga aos argentinos.

Cruzeiro, Eliminação, Casa, Sina, Libertadores

825 visitas - Fonte: UOL




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro